Soluções

WASTE TO ENERGY
  • O processo de gaseificação é composto por reações complexas, porém pode ser simplificado em três etapas principais: a etapa de secagem, a etapa de pirólise e a etapa de gaseificação, em que ocorre a oxidação parcial dos resíduos e gases voláteis produzidos na etapa de pirólise.
  • O combustível gerado pelo processo de gaseificação é denominado Syngas (Gás de Síntese). O calor gerado na combustão do Syngas é aproveitado através de uma caldeira de recuperação. Esta caldeira, embora de menor complexidade, deve possuir alguma diferenciação  para operar com gases com alta concentração de cloro. O vapor gerado é utilizado em um ciclo  Rankine clássico com turbinas e geradores produzindo energia elétrica.
  • Produz gases de combustão livre de dioxinas, furanos, dando o tratamento adequado ao RSU, dispensando investimentos em sistemas complexos de tratamento dos gases.
  • É ideal para o RSU brasileiro, rico em orgânicos e heterogêneo, sendo assim mais indicado para cidades de médio e pequeno porte.
MINERAÇÃO DE ATERROS CONSOLIDADOS

Nas últimas décadas, as razões pelas quais vêm se realizando a mineração de aterros sanitários estão mudando.

 Na maioria dos projetos desenvolvidos no passado, os principais objetivos foram a proteção das águas subterrâneas, o ganho de volume de aterro e o aumento das áreas para assentamento. Como consequência do fato de que os recursos explorados, futuramente irão entrar em escassez, assim como ocorrerá um aumento nos seus preços, cada vez mais, a mineração de frações de lixo recicláveis em aterros, tem ganhado força. A viabilidade da mineração dos aterros, especialmente no que se diz respeito à viabilidade econômica, tem sido o tema de muitas discussões. O presente trabalho demonstra o potencial dos recursos de aterros na Alemanha e avalia a contribuição do uso dessas matérias-primas secundárias no fornecimento de materiais e de energia. A mineração de aterros, sob a premissa de reciclagem, é uma questão viável. Entretanto, detalhes sobre quais são as melhores técnicas de tratamento à serem aplicadas para os diferentes tipos de resíduos, muitas das vezes, ainda não estão facilmente disponíveis. No projeto de pesquisa TÖNSLM, um dos principais objetivos, é o de desenvolver uma concepção geral de mineração em aterros e a de fornecer as informações necessárias para a implementação de projetos de mineração.

BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

 Através de microrganismos eficazes faz-se a descontaminação do solo de áreas de aterros sanitários.